Dicas de Contabilidade para Engenheiros

                                                              

Dicas de Contabilidade para Engenheiros

Atuar como Profissional Liberal ou Abrir uma Empresa? O que é mais vantajoso?

A área de engenharia, abrange vários profissionais como Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Civis, Engenheiros Industriais, Engenheiros Mecânicos Eletricistas, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros de Minas, Engenheiros Geógrafos, Agrimensores, Engenheiros Geólogos, Engenheiros Ambientais entre outros.

Tais profissionais muitas vezes atuam no mercado como profissional liberal, outros optam pela abertura de uma empresa, a fim de atuarem como pessoas jurídicas. Entretanto, qual das opções é mais vantajosa para o profissional da engenharia?

Engenheiros que atuam como profissional liberal pagam o imposto de renda uma vez ao ano, entretanto o valor do imposto é de até 27,5% sobre o seu faturamento anual. Caso o profissional faça pagamento mensal do carnê leão, gerando o livro fiscal, ele poderá deduzir algumas despesas operacionais sobre o faturamento, como salários, aluguel e outras despesas dedutíveis conforme a legislação. Entretanto o gasto ainda é muito alto. Além do gasto com imposto de renda, há ainda o fato de que muitos clientes em potencial ao contratarem engenheiros, precisam que estes sejam formalizados como pessoas jurídicas, e se o engenheiro não possuir empresa aberta acabam sendo impossibilitados de prestar serviços para tais clientes. Sendo assim optar pela abertura de uma empresa, na maioria das vezes gera mais crescimento para o profissional da engenharia.

Quando o profissional que presta serviços de engenharia opta pela abertura da empresa, ele ainda tem a possibilidade de economizar no pagamento de impostos de forma legal. Para isso, faz-se necessário uma análise tributária, a fim de identificar em qual enquadramento haverá mais economia, o que vai depender também da individualidade de cada um, por isso a importância de procurar uma contabilidade especializada em engenharia.

Supondo que você que presta serviços de engenharia decida abrir uma empresa, aparece uma outra dúvida, qual o tipo de empresa indicados para os profissionais da área da engenharia?

Os tipos de empresas mais comuns hoje são MEI, EI, LTDA ou EIRELI. (Clique aqui para saber mais)

A MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa para profissionais liberais que estão iniciando e podem ter um faturamento anual de até R$ 81.000,00, entretanto engenheiros não podem optar pela abertura de uma MEI, tendo em vista que é vedado por Lei.

 Sendo assim, o profissional da engenharia poderá optar entre EI, LTDA ou EIRELI.

EI (Empresário Individual)

O EI é para empresários da engenharia que não desejam ter sócios. Nesta modalidade o empresário poderá contratar quantos funcionários desejar.

Mas atenção!!!

Este tipo Societário, a pessoa física se coloca como titular da empresa e responderá de forma ilimitada pelos débitos do negócio, sendo assim, o que é patrimônio da pessoa física pode ser acionado para pagar dívidas da empresa em caso de problemas financeiros.

Para se formalizar como EI, é necessário se formalizar na Junta Comercial do Estado, para tanto, os serviços de um escritório de contabilidade se fazem necessários.

LTDA (Sociedade Limitada)

Esse é um dos tipos de sociedade mais comuns, e para abrir uma Sociedade LTDA é necessário ter duas ou mais pessoas para formar a sociedade. Sendo assim, NÃO é possível abrir uma empresa LTDA sozinho.

Neste tipo de sociedade, ao contrário da EI, os bens da pessoa física não se misturam com o patrimônio da empresa, sendo assim, em caso de problemas financeiros com a empresa, esta responderá até o limite do seu capital social.

Para se formalizar como LTDA também é necessário se formalizar na Junta Comercial do Estado, para tanto, os serviços de um escritório de contabilidade como a Realizy Contabilidade se fazem necessários.

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)

Neste tipo de Sociedade, NÃO é necessário ter sócio, pois como o próprio nome já diz, é uma empresa individual, sendo assim, caso o engenheiro deseje abrir a empresa sozinho, pode optar por esta modalidade. Ela se difere da EI pois neste tipo de sociedade, a empresa tem responsabilidade limitada, assim como a LTDA. Desta forma, o patrimônio da empresa não se mistura com o patrimônio da pessoa física, então, em caso de problemas financeiros com a empresa, estes poderão ser liquidados até o limite do capital social da mesma.

Mas atenção!!!

Para constituir este tipo de sociedade, é necessário possuir um capital de no mínimo 100 vezes o salário mínimo vigente. Não é necessário comprovar o valor declarado, entretanto, como dito anteriormente, este será o valor base para liquidação de dívidas empresariais em caso de processos, falências, etc.

Para se formalizar como EIRELI, é necessário ainda se formalizar na Junta Comercial do Estado.

Realizy Contabilidade tem expertise na abertura de todos os tipos de Sociedades descritos acima, e está a sua disposição para sanar outras dúvidas.

Você ainda poderá abrir sua empresa gratuitamente, é só clicar aqui, e preencher o formulário.

Após abrir a empresa, é importantíssimo manter o acompanhamento mensal da empresa através de um escritório de contabilidade a fim de manter as obrigações da empresa em dias, pois o não envio das obrigações mensais gera multas para a empresa.

A Realizy Contabilidade é especialista em contabilidade para engenheiros e por ser uma contabilidade online, pode atender a sua empresa e te orientar da maneira devida, independentemente de onde sua empresa está localizada.

Se você tem outras dúvidas, ou deseja solicitar uma análise tributária para descobrir como obter economia com impostos e encargos, entre em contato conosco clicando aqui, ou envie uma mensagem de texto através do WhatsApp 65-99350-6983, é só clicar no link do WhatsApp que está aparecendo aqui no site!

Se você já tem uma empresa aberta e deseja migrar para uma contabilidade especializada, clique aqui.


Quer saber mais sobre Contabilidade Online? Acesse nosso conteúdo sobre Contabilidade Online Digital.

A Realizy Contabilidade agradece e espera que você tenha muito sucesso no seu negócio!